'O que não nos ensinam na escola'

O projecto assenta numa parceria com a Fundação O Século, uma IPSS que tem como missão promover e contribuir para a criação de condições e oportunidades que possibilitem o desenvolvimento sociocultural dos cidadãos, principalmente crianças e jovens (https://oseculo.pt/).

O Projeto traduz-se na realização de sessões de formação em literacia financeira, nas cinco casas de acolhimento da Fundação, abrangendo crianças dos 6 aos 19 anos.

As sessões são desenhadas em função de cada faixa etária e têem como objectivo responder às principais questões/preocupações que os jovens tenham, por um lado, e, por outro, transmitir noções fundamentais sobre áreas, em especial financeira, que impactam as suas vidas. 

De entre vários temas, serão abordadas as noções de orçamento familiar, a concessão de crédito, a importância da poupança e alguns dos instrumentos de poupança disponíveis. O objectivo é equipar os jovens com os mecanismos essenciais para uma vida financeira saudável e estável. 

No final de cada formação serão utilizados mecanismos de avaliação dos jovens. Os mecanismos de avaliação consistem em simulações de julgamento, jogos didáticos e/ou debates. O mecanismo em concreto variará consoante a faixa etária dos jovens em questão. Pretende-se desta forma que, após a aquisição de conhecimento, os jovens o possam aplicar, permitindo o consolidar dos seus conhecimentos de um modo lúdico e eficaz.

Após a sua implementação, numa terceira fase, o Projeto visará a recolha de feedback das sessões de formação numa dupla vertente. De um lado, procurar-se-á aferir se a formação deve ser repetida, as dificuldades que os jovens formandos ainda possam sentir e o que pode ainda ser feito. Tal recolha será realizada no essencial pela Fundação, junto dos jovens formandos.

De outro, avaliar-se-á o impacto que o projeto alcançou no caso concreto junto da população e, em simultâneo, a capacidade de autonomia e de preparação que cada um dos investigadores passou a ter.